Hemangioma hepático é uma alteração no fígado que consiste em um tumor benigno formado por vasos sanguíneos emaranhados. Esta condição não está relacionado a câncer de fígado.

Quais são as causas do Hemangioma Hepático?

Geralmente, o hemangioma inicia sua formação no fígado quando o embrião ainda está em desenvolvimento. Portanto essa é uma alteração congênita e o indivíduo pode nascer com ele, descobrindo sua existência muito tempo depois.

Ele pode se formar em várias partes do corpo, como por exemplo, na pele. Os hemangiomas hepáticos, então, surgem no fígado e não afetam as funções do órgão.

E os sintomas de Hemangioma Hepático?

Na maioria das vezes o hemangioma hepático não tem sintomas e o indivíduo pode nem notar sua presença, normalmente ele se mantém do mesmo tamanho desde que a pessoa nasce, ou seja, não evolui.

em geral o hemangioma hepático é descoberto incidentalmente em algum exame feito para investigar outros problemas de saúde.

Alguns hemangiomas hepáticos podem chegar a 10 cm de diâmetro.

Nestes casos, o volume do hemangioma leva a uma ‘dilatação’ da cápsula do fígado e pode comprimir órgãos próximos causando desconforto ao paciente.

O diagnóstico de Hemangioma Hepático

Os hemangiomas hepáticos são identificados em exames de imagem como ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia.

Como funciona o tratamento?

Em sua maioria os hemangiomas apresentam um tamanho pequeno e não provocam sintomas. Nesses casos não será necessário um tratamento específico. Será feito o acompanhamento médico periódico com intenção de acompanhar a evolução.

O tratamento cirúrgico é indicado em casos mais graves, quando o paciente foi diagnosticado com hemangioma hepático gigante e desenvolve sintomas associados. Em situações raras pode haver sangramento da lesão e também será necessária a cirurgia.

De acordo com a necessidade do paciente e gravidade do problema, podem ser indicados procedimentos como embolização, ressecção cirúrgica, corticoterapia ou radioterapia.

Vale ressaltar que também que em situações específicas pode ser necessário o transplante hepático.

Fonte: Editado a partir de (https://cbcd.org.br/biblioteca-para-o-publico/hemangioma-hepatico-o-que-e-e-quando-deve-ser-tratado/)