O que é?

Cálculo ou pedra da vesícula é uma situação comum que afeta cerca de 10 milhões de brasileiros. Elas podem surgir em qualquer pessoa,pricipalmente quando estão associadas a fatores de risco tais como:

- Idade: embora a doença possa acometer também as crianças, as chances de adquiri-la aumentam com o passar do tempo, sendo mais comum acima dos 40 anos;

- Mulher: as pedras na vesícula são mais comuns em mulheres, principalmente as que já engravidaram;

- Obesidade: pessoas obesas possuem uma chance maior de ter cálculo na vesícula. Após o emagrecimento acelerado decorrente de cirurgia bariátrica ou remédios que auxiliem a perda de peso, também é comum o surgimento das pedras;

- Hereditariedade: histórico familiar de pedras na vesícula também é um fator determinante.

A bile é a principal responsável pela formação de cálculo na vesícula. Este fluido é produzido pelo fígado e ajuda na digestão de alimentos gordurosos. A bile é composta por várias substâncias como, por exemplo, colesterol e sais biliares diluídos em água. Então, quando a proporção entre essas substâncias fica em desequilíbrio na bile, elas podem se depositar na vesícula e formar o cálculos.

Sintomas

A maioria dos pacientes não apresentam sintomas e os cálculos são identificados em exames periódicos. Eventualmente o paciente sente desconforto doloroso abaixo das costelas do lado direito do abdome. Tais dores podem ser associadas a náuseas.

Dor forte no abdômen, irradiada para o dorso e para o meio do abdome podem indicar complicações e por isso paciente deve procurar um pronto atendimento.

As principais complicações associadas às pedras na vesícula são:

- Inflamação  na vesícula;

- Pancreatite aguda.

Diagnóstico e Tratamento

A ultrassonografia do abdômen é a melhor forma de diagnosticar o cálculo na vesícula. A tomografia auxilia na avaliação das complicações.

O tratamento dos cálculos na vesícula é cirúrgico. A retirada da vesícula é realizada por laparoscopia. Essa técnica consiste no uso de uma câmera de vídeo associada ao uso de pinças específicas que auxiliam no procedimento. Por essa técnica a recuperação cirúrgica é rápida e requer um período curto de internação. A recuperação domiciliar também é rápida e o paciente pode retomar grande parte de suas atividades em menos de 1 semana.

Fonte: Editado a partir de (https://cbcd.org.br/biblioteca-para-o-publico/calculo-pedra-da-vesicula/)